A importância de tratamentos dentários para a saúde bucal na terceira idade

Home / Cuidados com os dentes / A importância de tratamentos dentários para a saúde bucal na terceira idade

A importância de tratamentos dentários para a saúde bucal na terceira idade

Com o passar dos anos, a preocupação com a saúde torna-se uma prioridade. Você vai ao médico, cumpre os check-ups, faz exercícios físicos e planeja a dieta. Mas para uma completa qualidade de vida, é preciso estender esses cuidados a todo o corpo!

Por isso, os tratamentos dentários também são essenciais para o bem-estar geral do organismo e para a saúde bucal na terceira idade. Cuidando bem dos dentes, é possível prevenir doenças, melhorar a alimentação, a autoestima e a vontade de sorrir.

No post de hoje, explicaremos em detalhes porque os tratamentos dentários são especialmente importantes na terceira idade:

Por que cuidar dos dentes na terceira idade?

A atenção com os dentes deve ser constante, desde a infância. Na terceira idade, porém, esse cuidado costuma aumentar devido a necessidades específicas, como o uso de próteses ou dentaduras.

Fatores emocionais referentes à interação social e à estética também devem ser levados em consideração, pois certos prazeres não podem ser abandonados. Imagine você querer saborear um churrasco ou mordiscar um picolé e não poder, ou mesmo sorrir com total liberdade? Ações pequenas como essas, que para alguns parecem irrelevantes, significam muito para pessoas da terceira idade com danos dentários.

Como cuidar da saúde bucal?

Uma boa saúde bucal pode ser alcançada com procedimentos básicos do dia a dia, como escovação correta e boa alimentação, e também de forma profissional, com tratamentos odontológicos realizados por dentistas em clínicas especializadas.

Nas clínicas, equipes formadas com excelência procuram não somente solucionar problemas, mas também oferecer novas perspectivas de vida e acompanhamento constante, com muito mais confiança e autonomia.

Quais são os principais tratamentos bucais para idosos?

A saúde bucal é essencial para o bom funcionamento do organismo. Afinal, é por meio da boca que nos hidratamos e nos alimentamos diariamente.

Pensando nisso, os profissionais da Odontologia dedicam-se a atender o paciente da terceira idade em suas necessidades específicas, focando os problemas mais recorrentes nessa fase.

Para cada um desses problemas, há um tratamento especial. Confira os mais comuns.

  • Implante: feito por meio de parafuso de titânio, substitui a raiz do dente natural que foi extraído.
  • Prótese total ou parcial: usada para repor tecidos bucais ou dentes perdidos. Pode ser total (a popular dentadura) ou parcial (ponte móvel).
  • Reabilitação oral: tratamentos que objetivam restabelecer a forma, a função, a estética e a saúde bucal.
  • Clareamento dental: técnica utilizada para deixar os dentes mais brancos e melhorar sua estética.
  • Endodontia: cuida das diversas lesões e doenças que atingem a polpa e a raiz do dente.
  • Pontes e coroas: reforçam os dentes com danos ou substituem dentes extraídos.
  • Ortodontia: corrige a posição dos dentes e ossos maxilares, posicionados de forma inadequada.
  • Gengivectomia ou gengivoplastia: recupera a formação fisiológica da gengiva, no caso de um excesso de tecido.

Para todos esses procedimentos, é necessário contar com profissionais gabaritados, com experiência e credibilidade para atendê-lo de forma diferenciada, com tecnologia e equipamentos modernos. Dessa forma, a saúde bucal na terceira idade torna-se plenamente possível e, sua vida, muito melhor!

E você, gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os amigos a cuidarem bem da saúde bucal!

Equipe Daniela Dangelis
Equipe Daniela Dangelis
A Equipe Daniela Dangelis é formada por profissionais de alta qualidade. Nossos profissionais estão constantemente empenhados em evoluir seus conhecimentos para sempre trazer os mais avançados conhecimentos e procedimentos para nossos clientes.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search