Doença periodontal na terceira idade: o que é e como se prevenir?

Home / Cuidados com os dentes / Doença periodontal na terceira idade: o que é e como se prevenir?

Doença periodontal na terceira idade: o que é e como se prevenir?

A doença periodontal, que afeta os tecidos de sustentação dos dentes, está entre os males bucais mais frequentes na terceira idade. No entanto, ela pode ser prevenida e tem tratamento. Veja em nosso artigo como identificar a doença periodontal, como é feito o tratamento e como se prevenir desse problema para ter dentes mais bonitos e saudáveis!

O que é doença periodontal?

A doença periodontal é um problema bucal cujas condições inflamatórias afetam a gengiva e os tecidos de sustentação dos dentes, como os ossos, o ligamento periodontal e o cemento.

Geralmente, sua origem é bacteriana, ocasionada pelo acúmulo de placa nos dentes em razão da má escovação. Porém, a doença periodontal também pode ter causas relacionadas a fatores como deficiência de cálcio, desnutrição, problemas na tireoide, lesões, excesso de mordida sobre um dente, diabetes e displasias fibrosas.

Quando não tratada adequadamente, a doença periodontal pode levar ao desgaste desses tecidos de sustentação dos dentes, o que vai ocasionar a formação de bolsas periodontais, levando à mobilidade dos dentes e, possivelmente, sua queda.

Como a doença periodontal afeta pessoas na terceira idade?

Na terceira idade, é comum que pacientes apresentem problemas periodontais em razão da fragilidade natural que o organismo adquire com o tempo. Além disso, a perda da coordenação motora também dificulta a correta higienização bucal.

Por isso, os idosos precisam estar atentos à saúde bucal, fazer visitas regulares ao dentista para identificar a doença periodontal logo no início e receber instruções sobre a melhor forma de proceder a higienização da boca e dos dentes.

Quais são os sintomas da doença periodontal?

Um dos fatores que dificulta o diagnóstico da doença periodontal é o fato de ser um problema silencioso que começa de forma indolor. Com isso, o idoso nem sempre percebe a doença, o que leva ao diagnóstico tardio apenas quando os dentes começam a amolecer, estágio mais avançado do problema.

Para identificar a doença periodontal, é preciso estar atento aos seus sintomas, que são:

  • Vermelhidão na gengiva;
  • Gengivas inchadas;
  • Sensibilidade;
  • Sangramento durante a escovação, uso do fio dental ou ao comer;
  • Retração da gengiva;
  • Presença de aftas ou pus;
  • Mau hálito;
  • Ligeira mobilidade dos dentes.

Como é feito o tratamento da doença periodontal?

tratamento da doença periodontal envolve vários procedimentos para eliminar o problema. É precisa tratar a inflamação, fazer a limpeza dos dentes no consultório odontológico para eliminar a placa bacteriana e o tártaro, além de dar continuidade ao tratamento em casa, com a correta higienização diária.

Quando a doença periodontal tem sua causa em outros problemas a não ser a má higienização, esses devem ser devidamente tratados pelo especialista a fim de restabelecer o equilíbrio orgânico, ao mesmo tempo em que se faz o acompanhamento odontológico.

Como é a prevenção da doença?

Como a principal causa da doença periodontal é a higienização insuficiente dos dentes e da boca, para preveni-la deve-se proceder a escovação correta pelo menos três vezes ao dia, com uma boa escova e creme dental enriquecido com flúor. O fio dental deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia.

É essencial que o idoso realize exames de rotina com frequência para controlar a saúde orgânica e, em caso de alguma deficiência nutricional ou doença, realizar o tratamento conforme a instrução do médico para evitar a doença periodontal.

Também faz parte da prevenção manter uma alimentação equilibrada e evitar fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como o uso do cigarro e do álcool e a ingestão de medicamentos sem o acompanhamento de um médico. A doença periodontal e outros problemas que afetam a saúde bucal do idoso, na maioria das vezes, podem ser evitados.

E você, gostou desse conteúdo? Quer receber mais textos como esse diretamente no seu e-mail? Assine nossa newsletter e garanta as informações necessárias para manter a saúde bucal em dia!

Equipe Daniela Dangelis
Equipe Daniela Dangelis
A Equipe Daniela Dangelis é formada por profissionais de alta qualidade. Nossos profissionais estão constantemente empenhados em evoluir seus conhecimentos para sempre trazer os mais avançados conhecimentos e procedimentos para nossos clientes.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search